quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Dia da bandeira

Um dos mais importantes símbolos de um país é a sua bandeira. Mas as bandeiras representam também times de futebol, equipes esportivas, estados e cidades/municípios. As bandeiras surgiram na Idade Média quando tropas hasteavam um pedaço de pano em um estandarte e levavam à frente das tropas para que o batalhão "identificasse o seu pessoal".

As cores da nossa bandeira*

No caso da bandeira brasileira, o verde traria à lembrança o primeiro objeto que funcionou como bandeira: os ramos arrancados das árvores pelos homens primitivos em atitude espontânea de alegria. O verde nos remeteria ainda à nossa filiação com a França, à juvenilidade do país e ao imenso mar, literariamente verde nos escritos de José de Alencar.

O amarelo, por sua vez, representaria nossa riqueza mineral e a aventura dos bandeirantes à procura do ouro. De maneira poética, nos levaria à imagem do sol, astro que nos garante condições essenciais de sobrevivência.

Numa homenagem à Nossa Senhora, padroeira de Portugal e do Brasil, o azul, ao lado da cor branca, nos colocaria no esquema bandeirológico latino-americano, onde predominam essas duas cores: azul e branca.

E finalmente o branco. Traduzindo nossos desejos de paz, nos inclui nas filosofias que enxergam Deus como plenitude do ser e do poder, assim como o branco é a plenitude das cores.

*Fonte: COIMBRA, Olavo Raimundo. A Bandeira do Brasil: raízes histórico-culturais. Rio de Janeiro: Fundação IBGE, 1972

Zeca Baleiro - Bandeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário