segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Dia da "frevura"

O Brasil é um país rico em tradições, cultura popular e com uma extensa variedade musical. Em meio a essa quantidade de ritmos tão distintos destacamos o frevo, nosso "aniversariante" de hoje.

Genuinamente pernambucano, o ritmo teve origem no fim do século XIX. A palavra frevo nasceu da linguagem popular e vem de ferver, ou como a população pronunciava: "frever". Acredita-se que surgiu nas bandas do período, que tocavam dobrados e polcas (ritmos comuns àquele período). O frevo foi chamado assim pela primeira vez em 12/02/1908, no Jornal Pequeno. E o nome caiu muito bem ao ritmo, afinal ferver significa fervura, efervescência, agitação.

Gal Costa - Festa do Interior


Os passos são uma mistura de danças de salão da Europa, incluindo passos do ballet e dos cossacos. Nos antigos desfiles era preciso que alguns capoeiristas fossem à frente, para defender os músicos das multidões, dançando ao ritmo dos dobrados. Nascendo assim o passo do frevo.

Com o passar dos anos a música ganhou um gingado inconfundível de passos soltos e acrobáticos. Na década de 1930 o ritmo se popularizou com as gravações em disco e sua transmissão pelos programas do rádio.

Zé Ramalho - Frevo Mulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário