terça-feira, 22 de setembro de 2009

Brilhante Gonzaguinha

Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior, ou Gonzaguinha, completaria hoje 64 anos se estivesse vivo. Compositor e cantor, o músico foi um dos mais brilhantes de sua geração. A morte prematura é uma perda sentida ainda hoje por fãs e músicos brasileiros. Seu primeiro sucesso foi uma das inúmeras composições censuradas pela ditadura.

Gonzaguinha - Comportamento geral


Filho do também cantor e compositor Luiz Gonzaga (Gonzagão) e de Odaleia Guedes dos Santos, cantora do Dancing Brasil, que morreu de tuberculose, aos 22 anos. Os inúmeros shows de Gonzagão pelo Brasil fizeram com que o pequeno Júnior, órfão com apenas dois anos, fosse criado pelos padrinhos Dina e Xavier.

Gonzaguinha - O que é o que é?


Gonzaguinha conquistou fãs e artistas com suas composições belas e geniais. Simone, Ivans Lins (amigo de juventude e pareceiro), Maria Bethânia e até mesmo Elis Regina cantaram suas músicas. Ainda hoje vários artistas incluem suas canções no repertório.

Elis Regina - Redescobrir/Fascinação


Gonzaguinha e Roberto Ribeiro - E vamos à luta


Simone - Sangrando


Natiruts - Espere por mim morena


Leila Pinheiro - Feliz


Maria Bethânia e Gonzaguinha - Explode coração


Negra Cor - Um homem também chora


Gonzaguinha deixou mais uma geração de talentosos Gonzagas, o músico é pai dos cantores Daniel Gonzaga e Fernanda Gonzaga, frutos do seu primeiro casamento. A caçula é a cantora e atriz Amora Pêra, filha da atriz Sandra Pêra (irmã de Marília). Daniel possui uma imensa semelhança vocal com o pai e vem trilhando sua carreira no cenário musical.

Simone e Daniel Gonzaga - Começaria tudo outra vez


Já as "meninas", Fernanda e Amora, cantam juntas no grupo Chicas, ao lado de Isadora Medella e Paula Leal.

Simone e Chicas - Apenas queria que você soubesse


Simone além de amiga foi, talvez, a maior intérprete das canções de Gonzaguinha. Canções atuais e que permanecem vivas, eternizando o compositor. Salve a música brasileira! Salve Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior!

Simone - É

Nenhum comentário:

Postar um comentário