terça-feira, 27 de outubro de 2009

Salve Belchior!

Há alguns meses o país inteiro se perguntava: Aonde anda Belchior? Mas para meu espanto muita gente desconhece a importância do compositor cearense dentro da música popular. Belchior foi um dos primeiros nordestinos a se consagrar no cenário musical fazendo MPB. Nascido em Sobral (CE) há exatos 63 anos (e um dia), Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes ressurge no nosso blog para receber as devidas homenagens por mais um ano de vida. Começamos pelo Cidade Negra explicando por onde andou nosso grande cantor e compositor.

Cidade Negra - À palo seco


Na infância cantou nas feiras e foi poeta repentista no Ceará. Com o passar dos anos Belchior estudou música e largou a faculdade de medicina para se dedicar à paixão. Fez parte do grupo de jovens talentosos compositores conhecido por Pessoal do Ceará, que tinha Raimundo Fagner como um dos integrantes. Participou de vário festivais até que Elis Regina gravou uma de suas composições em parceria com o amigo Fagner. Abaixo, interpretada por Ivan Lins.

Ivan Lins - Mucuripe


Elis gravou então outras duas cançãos de Belchior que logo tornaram-se dois dos maiores sucessos de sua carreira: Velha roupa colorida e Como nossos pais.

Elis Regina - Velha roupa colorida


Mas não apenas Elis gravou os sucessos do compositor cearense. Ainda hoje Belchior é referência musical para muitos de nossos artistas.

Daniela Mercury - Como nossos pais


Mariana Belém - Paralelas


Belchior, o Brasil Musicado deseja mais e mais anos de vida e de música para você. Que outras grandes composições sejam feitas com seu talento.

Belchior - Apenas um rapaz latino-americano

Nenhum comentário:

Postar um comentário