sábado, 17 de outubro de 2009

Quase 4% do mundo "fazendo a cabeça"

Quase 4% dos adultos no mundo consomem maconha. É o que diz um artigo publicado na edição de hoje da revista médica britânica The Lancet.

Os autores do estudo citam dados da Organização das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), onde em 2006 havia 166 milhões de consumidores de maconha, entre os 15 e os 64 anos, o que representa 3,9% da população mundial nesta faixa etária.

Planet Hemp - Queimando tudo


De acordo com o estudo o produto é utilizado principalmente entre os jovens nos países ricos, com Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, mas o uso está aumentando em todo o mundo.

O estudo foi elaborado pelos professores australianos Wayne Hall e Louisa Degenhardt. "Em termos de saúde pública, o consumo de maconha é provavelmente modesto na comparação com o fardo social que representam o álcool, o cigarro ou outras drogas ilegais", destacam.

Os professores lembram que uso da maconha apresenta riscos, como por exemplo a função pulmonar, que é afetada como no caso do tabaco. Também destacam o risco de acidentes de trânsito, as crises de ansiedade e os episódios psicóticos em pessoas propensas, além da dependência.

Barão Vermelho e Bezerra da Silva - Malandragem dá um tempo


Segundo os autores, 9% das pessoas que consomem a maconha viciam-se. Na comparação, a dependência da nicotina é de 32%, da heroína de 23%, da cocaína de 17%, do álcool de 15% e dos estimulantes de 11%.

(Adaptação do texto da AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário