domingo, 31 de outubro de 2010

Samba de boca de urna

A música sempre "falou" dos mais diversos assuntos e com o tema política não seria diferente. Ainda que o samba tenha sido (e algumas vezes ainda seja) considerado alienado, mostrou-se sempre atual em sua crônica moderna do nosso país. E hoje é dia, de mais uma vez, o eleitor (seja ele sambista ou não) decidir os rumos que dará ao Brasil.

A escolha dos próximos governadores e do presidente da república é feita por meio do proceso eleitoral, democraticamente. É na urna que o eleitor mostra que detém o poder e é através do voto que ele transfere temporariamente a decisão aos políticos.

Poder que não se limita ao ato de votar, mas que começa neste instante e se estende por quatro anos de vigilância e cobrança junto aos cidadãos eleitos para nos representar. Daí a responsabilidade e a importância presentes no voto.

Se pudesse levaria este samba paras os locais de votação. Fazendo uma boca de urna às avessas e desejando que sejamos, como na música de Dicró, eleitores corruptos e não troquemos nossos votos por promessas, sacos de cimentos ou tijolos. Que a democracia ocupe o lugar do coronelismo arcaico e colonial.

Dicró - O político

Nenhum comentário:

Postar um comentário