terça-feira, 13 de julho de 2010

Dia Mundial do Rock

Hoje o rock comemora o seu dia. O estilo que conquistou o mundo com os garotos de Liverpool (The Beatles) e é feito, nas mais variadas vertentes, pelos quatro cantos do planeta. No Brasil, o rock ganhou força na Jovem Guarda influenciado diretamente por Paul, John, Ringo e George.

Na década de 1980, o estilo volta às rádios brasileiras com uma nova geração. Novas bandas e novos roqueiros que protestavam, debochavam e falavam de amor sob o som das guitarras. O rock nacional se consolidava e mostrava que também tinha seu espaço no país do samba, da bossa nova e da mpb.

Legião Urbana - Quase sem querer


Os Paralamas do Sucesso e Edgard Scandurra - Trac Trac


Biquini Cavadão - Zé ninguém


Kid Abelha - Como eu quero


Lulu Santos - Tempos Modernos


Marina Lima e Liminha - Fullgás


Engenheiros do Hawaii - Infinita Highway


Barão Vermelho - Maior Abandonado/Milagres/Subproduto do Rock


Entre o intervalo de décadas da Jovem Guarda e o Rock anos 80, Rita Lee e Raul Seixas mantiveram o som vivo e pulsante. A dupla tornou-se a ponte entre as duas mais importantes gerações roqueiras do Brasil.

Não é à toa que Rita e Raul são considerados os vovôs do rock nacional. Rita Lee, ruiva e bela começou sua carreira entre os Mutantes. Raul Seixas saiu da Bahia para o Rio de Janeiro onde tocou na banda de Jerry Adriani durante a Jovem Guarda.

Titãs e Rita Lee - Televisão


Raul Seixas e Marcelo Nova - Carpinteiro do Universo

Nenhum comentário:

Postar um comentário