quarta-feira, 24 de março de 2010

Salve Ben Jor!

No último dia 22 (segunda-feira) um dos grandes nomes da nossa música comemorou mais um ano de vida. Jorge Duílio Lima Menezes, Jorge Ben Jor, chega aos 68 anos com muito suíngue e música na bagagem.

Jorge Ben Jor e Ivete Sangalo - Por causa de você menina


Filho de músico, aos 18 anos ganhour seu violão e pocuo tempo depois tocava bossa nova e rock nas festas dos amigos. Iniciou sua carreira artística em 1961, como pandeirista, ao lado do Copa Trio, se apresentando no Beco das Garrafas (RJ). Em seguida, apresentou-se no Bottle's, também no Beco, cantando e tocando suas músicas. Também nessa época, se apresentou como cantor de rock, na boate Plaza (RJ).

Jorge Ben Jor - Mas que nada


Em 1963, realizou sua primeira participação em estúdio, como "crooner" nas faixas "Mas que nada" e "Por causa de você, menina", todas de sua autoria, incluídas no LP "Tudo azul", de Zé Maria. Em seguida, foi contratado pela gravadora Philips, e gravou essas duas músicas, acompanhado pelo Copa Cinco. O disco foi um sucesso. Nesse mesmo ano, gravou seu primeiro LP, "Samba esquema novo", contendo essas duas canções, além de "Chove chuva", que veio consolidar seu sucesso como cantor e compositor. O disco vendeu 100 mil cópias, algo incomum para a época.

Jorge Ben Jor - Chove Chuva


Nos anos seguintes mais LPs e sucessos fizeram parte da brilahnte carreira de Ben Jor. Atualmente seus antigos sucesso são facilmente conhecidos por jovens. Seja por ouvir o bom e velho suíngue do cantor entre as canções dos seus pais, ou quando Sérgio Mendes regrava o sucesso ao lado do grupo The Black Eyed Peas. Tornando, mais uma vez, um hit das paradas.

Sérgio Mendes e The Black Eyed Peas - Mas que nada


Só me resta desejar mais e mais sucesso ao nosso mestre do suíngue. Que venham novos hits, novas canções e novas parcerias pela frente. Salev Ben Jor! Salve o suíngue! Salve a simpatia! Salve a música brasileira!

Jorge Ben Jor e Caetano Veloso - Ive Brussel


Jorge Ben Jor e Zeca Pagodinho - Taj Mahal e Fio Maravilha

Nenhum comentário:

Postar um comentário